Connect with us

MATO GROSSO

Servidores têm até 30 de novembro para realizar recadastramento

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) abriu, nesta terça-feira (01.10), o prazo para a atualização cadastral obrigatória dos servidores e empregados públicos estaduais.

Os servidores da administração direta e indireta têm até 30 de novembro para cumprir a exigência. Quem não realizar a atualização terá o pagamento do salário suspenso.

O passo a passo para o recadastramento está na Instrução Normativa (IN) nº 008/2024/Seplag, publicada nesta segunda-feira (30.09), no Diário Oficial de Mato Grosso.

O secretário Basílio Bezerra afirmou que a atualização cadastral contribui para garantir transparência e eficiência na administração pública estadual.

“Como órgão central de gestão de pessoas, a atualização cadastral anual é um momento muito importante, pois possibilita conhecermos melhor nossos servidores e ainda identificar talentos que poderão ser utilizados para melhor aproveitamento do potencial técnico e profissional de cada servidor”, destacou.

Os dados relativos ao ano anterior já aparecerão automaticamente nos sistemas, proporcionando maior facilidade e agilidade no recadastramento. Esse processo está disponível por meio dos portais de Recadastramento e do Servidor, requerendo atenção às novas exigências.

Inovações

Uma das novidades é que o recadastramento agora se estende a estagiários e residentes técnicos. Antes, era limitada a servidores efetivos civis, comissionados, requisitados, cedidos, permutados, afastados, licenciados, militares, empregados públicos e temporários.

Outra atualização promove a gestão dos servidores cedidos para outros órgãos e entidades que não fazem parte do Poder Executivo Estadual, ou para as empresas estatais estaduais, ou dos que se encontram licenciados para acompanhamento do cônjuge.

As demais especificidades devem ser observadas na IN nº 008/2024/Seplag. Em caso de dificuldades com acesso aos sistemas, os servidores devem entrar em contato com a unidade setorial de Gestão de Pessoas do órgão ou entidade no qual esteja lotado.

Banco de Talentos

O recadastramento possui oito etapas que requerem informações pessoais e funcionais. Segundo a secretária da Adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, as informações servirão também para atualizar o Banco de Talentos do servidor com as novas formações, capacitações e experiências profissionais.

“A atualização cadastral periódica, para além de ser um importante instrumento de atualização dos dados pessoais e funcionais, tem como objetivo identificar as experiências e habilidades dos nossos servidores com o intuito de estruturar o banco de talentos do Poder Executivo Estadual”, ponderou a adjunta.

O Banco de Talentos é um programa voltado ao desenvolvimento profissional dos servidores que atuam na administração pública estadual, instituído em 2019. O sistema mapeia o perfil de trabalho dos servidores, considerando seus conhecimentos e habilidades para direcioná-los a atividades estratégicas e específicas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Escola Institucional premia vencedores e reafirma compromisso social

Publicado

em

Por

Com o propósito de celebrar a arte fotográfica e também reafirmar o compromisso do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso com a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da cultura, foi realizada nesta sexta-feira (11) a premiação dos vencedores do 1º Concurso Fotográfico “Retratos da Natureza: documentando as belezas dos três Biomas Mato-grossenses”.

“As fotografias premiadas hoje nos lembram da beleza que nos cerca e da responsabilidade que temos em cuidar de nosso patrimônio natural”, ressaltou o coordenador da Escola Institucional do MPMT, procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade.

Ele enfatizou que o concurso de fotografia foi criado para capturar as singularidades dos três biomas e promover uma reflexão sobre a importância da preservação. “Através das lentes dos participantes, tivemos a oportunidade de apreciar a beleza natural que nos cerca e, ao mesmo tempo, refletir sobre a importância de preservá-la. Cada imagem capturada revela não apenas um cenário, mas um convite à contemplação e à responsabilidade ambiental”, afirmou.

O procurador de Justiça explicou que o concurso foi uma iniciativa pensada dentro do projeto “Biblioteca Viva”, que tem como objetivo enriquecer o ambiente do MPMT com eventos culturais mensais, proporcionar o bem-estar e fomentar o diálogo entre diferentes grupos.

O corregedor-geral do MPMT, procurador de Justiça João Augusto Veras Gadelha, destacou que os participantes do concurso conseguiram capturar imagens que retratam a exuberância da natureza mato-grossense. “Capturar uma imagem é expressar o sentimento da alma, a fotografia se torna assim uma âncora para nossa memória se conectar com as pessoas, e no caso específico, lugares que são importantes para nós”.

Comprometimento – O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, aproveitou a celebração para agradecer e enfatizar o papel que cada um, membros e servidores, exerce no MPMT. “Esta instituição propiciou a mim o que eu tenho. É aqui que eu colho a energia todos os dias com membros e servidores para seguir acreditando que nós, como Ministério público, podemos fazer muito pela sociedade”, afirmou.

Enfatizou que nem sempre as pessoas dão conta da relevância do trabalho realizado diariamente. “Querido servidor, você não expede ofício. Querida servidora, você não organiza sala de reunião. Vocês ajudam o Ministério Público a acontecer de verdade. Nós realmente precisamos mostrar que a instituição não é formada apenas por membros, mas sim por membros e servidores juntos e só assim a gente vai conseguir entregar realmente o nosso melhor”.

Acesse aqui a lista dos vencedores do 1º Concurso Fotográfico “Retratos da Natureza: documentando as belezas dos três Biomas Mato-grossenses”.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora