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MATO GROSSO

Tribunal de Justiça recebe premiação de boas práticas em contratações públicas

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O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Coordenadoria Administrativa, recebeu premiação que reconhece a instituição como uma das organizações públicas no Brasil com maior valor contratado por meio das ações de concretização promovidas pela Central de Compras, no ano de 2023. O reconhecimento partiu do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
 
A coordenadora administrativa do TJMT, Bruna Penachioni, recebeu o certificado durante o Seminário de Boas Práticas em Contratações Públicas, realizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na segunda-feira (11). “Este prêmio é o reconhecimento do trabalho de todos os setores que atuam nas aquisições do Poder Judiciário de Mato Grosso, por isso compartilho com os colegas que desempenham com dedicação suas atribuições para que o serviço público seja mais eficiente”, declara Bruna.
 
Segundo a coordenadora administrativa, diversas ferramentas foram implementadas para promover a integração com o sistema nacional. “Nós utilizamos o Comprasnet e, a partir da instituição desse sistema, muitos instrumentos de governança foram implementados no TJMT. Foi criado o formulário de aquisições no CIA, elaborados regulamentos de aquisições, criados templates de documentos para as aquisições; implementados modelos de termo de referência/projeto básico, editais de licitação, minutas de atas de registro de preços e de contratos da Advocacia Geral da União; além da adesão às ferramentas do Sistema Federal de Pesquisa de Preços e ao Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP”, elenca.
 
Além de todas essas etapas, Bruna Penachioni explica que o Judiciário Estadual implantou os instrumentos de governança da Resolução nº 347/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Com a Resolução 347/2020, foram editados normativos internos sobre os instrumentos de governança das aquisições públicas, para que, quando da entrada em vigor da Nova Lei de Licitações e Contratos – Lei n. 14.133/2021, a Instituição estivesse apta a aplicar a nova legislação”, relata.
 
Com a observância das mudanças no que tange às aquisições públicas em tempo hábil, já que o prazo para que todas as instituições municipais, estaduais e federais e de todos os Poderes do país passem a adotar a nova lei de licitações é 31 de dezembro deste ano, o Tribunal de Justiça demonstra seu compromisso com a excelência na prestação de serviços. “A sociedade ganha muito porque, na execução de políticas públicas, por meio da prestação dos serviços judiciários, os contratos administrativos são essenciais. Então, é de grande importância a eficiência nos processos de contratação pública”, afirma a coordenadora administrativa do TJMT.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Coordenadora administrativa do TJ e sua assessora, respectivamente, Bruna Penachioni e Rejane Pinheiro, posam sorrindo para a foto. Bruna mostra o certificado recebido do Ministério da Gestão e da Inovação. Ambas estão usando vestidos, bolsas e sandálias pretas e usam óculos de grau. Atrás delas, há uma parede cinza com a fachada do auditório da Escola Nacional de Administração Pública – Enap. Segunda imagem: Imagem do certificado recebido pelo TJMT do Ministério da Gestão. No documento se lê: “Seminário Boas Práticas em Contratações Públicas. Reconhecemos que o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso esteve entre as organizações públicas no Brasil com maior valor contratado por meio das ações de centralização promovidas pela Central de Compras em 2023. Brasília, 11 de dezembro de 2023”. O documento é assinado por Lara Brainer, diretora da Central de Compras e traz as logomarcas da Central de Compras, no canto superior esquerdo, e do Ministério da Gestão e do Governo Federal no canto inferior direito. Junto com o certificado, há um broche redondo nas cores azul, amarelo e branco, em comemoração aos 10 anos da Central de Compras.
 
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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MATO GROSSO

Governador entrega prêmio a servidores que criaram práticas de eficiência no serviço público

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O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, entregou, nesta segunda-feira (15.04), a premiação aos vencedores da primeira edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas. O prêmio, organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.

Dados levantados pela comissão organizadora, apontam que das dez práticas implantadas e vencedoras da Categoria de Redução de Custos/Melhoria da Receita, registraram uma redução de custos da administração pública em cerca de R$ 21 bilhões e aumento de receita em aproximadamente R$ 33 milhões, no período de 2021 a 2023.

Segundo o governador, a economia gerada por apenas um desses projetos representa dez vezes o valor investido na premiação e isso significa eficiência. “A eficiência é um princípio Constitucional e, lamentavelmente, ele foi esquecido em 1988, quando se fez a atual Constituição”, pontua Mendes. “Em 1998, lembraram disso, colocaram na Constituição, mas, sempre repito, em muitos cantos desse país, esquecemos de praticar esse importante princípio da eficiência pública” complementa o governador, que diante dos resultados da primeira edição, já anunciou que dentro de 15 dias, fará o lançamento da segunda edição do prêmio.

O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, ressaltou a grandiosidade do prêmio que, em sua primeira edição, recebeu a inscrição de mais de 450 práticas.  A ação envolveu a participação de 1.500 servidores de todo o estado.
 
“Este é o maior prêmio de reconhecimento e valorização das boas práticas desenvolvidas por servidores públicos do Brasil, tanto em número de servidores reconhecidos e premiados, quanto em volume financeiro. Nenhum outro estado do Brasil premiou, os seus servidores, com passagens aéreas e valor em dinheiro. O maior objetivo do prêmio é estimular as boas práticas com foco na eficiência dos serviços públicos prestados ao cidadão mato-grossense”, conclui Bezerra.

O secretário da Casa Civil, Fábio Garcia, destaca que Mato Grosso vem numa trajetória bastante positiva e, talvez, inédita no Brasil, de produzir resultados. “Saímos de um Governo quase que em situação de falência para o estado que mais investe no nosso país”, relembra o secretário, mencionando que Mato Grosso é bicampeão em gestão fiscal e nota A na Secretaria de Tesouro Nacional. “O que queremos é mudar, a partir de Mato Grosso, o comportamento da administração pública do país”, finaliza. 

A coordenadora de Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Angélica Monteiro, conduziu a equipe organizadora central do prêmio e destacou a importância para os servidores públicos de Mato Grosso.

“A realização do prêmio é um marco histórico para os servidores públicos do Estado de Mato Grosso. Todos puderam apresentar as suas práticas, um pouco do trabalho que é desenvolvido nas suas áreas. Recebemos práticas de 28 órgãos estaduais, da capital e do interior, o que mostra que todos entenderam o propósito, que tiveram ousadia e coragem, espírito empreendedor e inovador, que aderiram ao chamamento e acreditaram na seriedade do concurso”, conclui Angélica.

Premiação

A premiação foi em dinheiro e passagens aéreas nacionais e internacionais com direito a acompanhante. A premiação em dinheiro foi de R$ 40 mil, para o 10º colocado, até R$ 200 mil, para o 1º lugar. Os vencedores também receberam o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.

Além disso, as práticas vencedoras serão aceleradas pelo LabSin, o Laboratório Central de Inovações, para serem replicadas em outros órgãos. O laboratório tem a missão de estimular o intraempreendedorismo e a inovação com foco nas pessoas e em um serviço público de qualidade, a partir da cocriação, experimentação, proatividade, tolerância ao erro, trabalho em rede e geração de valor público.

O 1º lugar na categoria Transformação Digital foi para a prática “Agilizando Decisões: a adoção do IndicaSUS e painéis em tempo real para gestão decisiva de dados durante e pós pandemia em Mato Grosso, desenvolvido por servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Já na categoria Redução de Custos/Aumento da Receita, o prêmio de primeiro lugar ficou para a prática “Painel de custo da administração fazendária – ferramenta para otimização dos custos fazendários”, desenvolvida por servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). 

E a prática que ficou em 1º lugar na categoria Satisfação do Cidadão ou do Servidor, foi a “Plataforma digital para atendimento de ocorrência da comunidade surda – App Chama o Bombeiro”, desenvolvida por servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O professor e coordenador do Centro de Inovação da Unemat, Robson Gomes de Melo, faz parte da equipe campeã na categoria Satisfação do Cidadão ou do Servidor e ressalta a alegria de atingir positivamente o cotidiano do contribuinte. “Esse projeto é fruto de uma parceria que fizemos com o Corpo de Bombeiros, sem essa participação não conseguiria ser desenvolvida a solução”, menciona o professor, afirmando que espera participar das próximas edições. 

A solenidade de premiação contou com a presença de secretários de estado, comissões organizadoras e avaliadoras setoriais, banca avaliadora e os todos os finalistas.

Conheça a classificação das práticas vencedoras, aqui.

Fonte: Governo MT – MT

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