Connect with us

Economia

Imposto de Renda: consulta ao 1º lote de restituição abre nesta quarta

Publicado

em

Primeiro lote será pago no dia 31 de maio
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Primeiro lote será pago no dia 31 de maio

A Receita Federal informou que abre nesta quarta-feira (24), a partir das 10 horas (horário de Brasília), a consulta do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) deste ano. Esse será o maior lote já pago na história, totalizando R$ 7,5 bilhões.

O pagamento do primeiro lote de restituição acontece no dia 31 de maio, e vai contemplar mais de 4 milhões de contribuintes. Desses, mais de 95% são prioridades legais, como idosos, pessoas com deficiência e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG

Apesar de estarem em minoria, o lote também contempla contribuintes não prioritários, mas que enviaram a declaração pré-preenchida antes do dia 10 de maio. Quem optou pelo pagamento da restituição via Pix também pode estar neste primeiro lote.

Como consultar a restituição do IRPF

Para saber se está neste lote, o contribuinte poderá fazer a consulta a partir de quarta-feira. Para isso, é necessário acessar a página de restituição no site da Receita Federal e preencher os dados solicitados. A consulta também pode ser feita através do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e para iOS .

Calendário de restituição do IRPF 2023

Para quem não estiver no primeiro lote, os próximos pagamentos seguem o seguinte calendário:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

Fonte: Economia

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Mdic suspende prazos de processos comerciais contra empresas do RS

Publicado

em

Por

As empresas com sede no Rio Grande do Sul que enfrentam processos comerciais estão dispensadas, até o fim do mês, de cumprir prazos para enviar documentos, apresentar defesa ou cumprir exigências de adequação. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) suspendeu, até 31 de maio, a prática de atos de processos de defesa comercial e do interesse público conduzidos pela pasta.

A suspensão dos prazos foi publicada nesta terça-feira (14) em portaria da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Mdic no Diário Oficial da União. Em nota, o Mdic informou que a medida pretende garantir a segurança jurídica e o acesso à Justiça às empresas afetadas pelas enchentes no estado, dando-lhes tempo hábil para se adequarem às exigências legais.

Segundo a Secex, a suspensão dos prazos traz diversos benefícios às empresas gaúchas. O primeiro é a redução da burocracia, à medida que as companhias terão mais tempo para organizar a documentação e preparar as defesas, diminuindo o risco de erros e atrasos nos processos.

O segundo benefício é a melhoria da segurança jurídica, porque a suspensão dos cronogramas garante que as empresas não sejam prejudicadas por prazos que se tornaram impraticáveis por causa das inundações. Por fim, informou a Secex, a medida, estimula a retomada econômica, ao facilitar o cumprimento de obrigações legais e diminuir a burocracia no ambiente de negócios.

A portaria entrou em vigor nesta terça-feira.

Fonte: EBC Economia

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora